Branding: O que é e a sua importância?

Você sabe o que é Branding?
  • COMPARTILHE:

O termo “Branding” faz parte do dicionário habitual da área de marketing. A palavra de origem inglesa faz referência ao processo de construção e desenvolvimento de uma marca.

Resumidamente, pode se dizer que Branding é um processo estratégico que tem como objetivo central a gestão de fatores que impactam na posição de uma marca.

O Branding está presente em cada pequeno detalhe: na escolha do nome, nas fontes do logotipo, no conteúdo do slogan, na nuance das cores e também modula o tom do discurso mais apropriado para aproximar marca e cliente.

É o Branding que dá harmonia a todos os componentes que formam a personalidade de uma empresa, produto, marca ou serviço.

Sendo assim, sua missão é criar um elo com o público-alvo e tornar a marca/empresa a opção mais assertiva no momento da decisão de compra.

Por que o Branding é necessário?

  • O Branding procura confirmar o poder de influência que uma marca possui em seu campo de atuação;
  • Contribui para a ascensão do negócio e o aumento da credibilidade junto ao público;
  • Oferece meios para a empresa conhecer e desenvolver sua identidade, valores, propósitos e, consequentemente, se aproximar de clientes reais e potenciais;
  • Aponta o melhor posicionamento que a marca deve adotar perante o mercado;
  • Constrói uma imagem positiva junto aos consumidores.

Branding e Brand Equity – quais os benefícios para a minha marca?

Em um cenário cada vez mais ágil e competitivo, o cliente tem várias opções ao alcance das mãos. Um bom exemplo dessa facilidade de consumo é o aumento de sites e páginas empresariais dedicados à compra e venda online.

Possuir um bom produto ou serviço já não é mais um diferencial. É, justamente, pelo crescente número de opções que a necessidade de identificação com o cliente é indispensável.

Além de conquistar a atenção do consumidor é necessário fidelizar sua preferência e estar presente de forma consciente e inconsciente em seu imaginário. É para contribuir com esse processo e ter a marca valorizada que entra em cena o Brand Equity.

O Brand Equity é considerado o valor adicional de uma marca. É de extrema importância na jornada de venda porque influencia a forma como o consumidor enxerga o produto ou serviço. O Brand Equity pode ser instrumento de encantamento e fidelização de clientes.

A importância do Branding

Resumidamente, pode-se dizer que um Branding bem feito dá origem ao brand equity. O branding tem como função tornar a marca conhecida, ou seja, dá força à sua imagem. Já o brand equity tem a finalidade de aumentar seu valor no mercado.

Juntos, branding e brand equity, são decisivos para a visibilidade e longevidade de um conceito. Consequentemente, a exposição positiva impulsiona os lucros e torna a marca referência em seu campo de performance e no âmbito social.

A intenção é tornar a marca e seus respectivos segmentos “queridinhos do público”, pois ao atingir o posto mais alto de um nicho, é possível cobrar mais alto por seus produtos. Além disso, estar em evidência possibilita à marca ditar as regras do jogo, ou seja, quando bem assessorada, ela passa a nortear não só preços, mas os caminhos que o mercado deve seguir.

Ao conquistar a confiança do cliente, os produtos e serviços ganham propaganda espontânea. O cliente que tem suas vontades e necessidades atendidas passa a ser fiel à marca e a recomendá-la em cada oportunidade. E já diz o jargão popular: “Custa bem mais caro conquistar um novo cliente do que manter um antigo”.

Quais os componentes para um brand equity de sucesso?

1 – Investir em comunicação: é o primeiro passo para obter destaque e atingir o nicho de mercado almejado. Um discurso com linguagem acessível favorece o processo de identificação entre marca e mercado. A comunicação com o público externo precisa ser clara, coesa e ter coerência. Investir em gestão estratégica de marketing sem um discurso que transmita a essência e valores da marca é desperdiçar tempo e dinheiro.

2 – Optar por vias adequadas de interação com o público: Não adianta desenvolver o melhor produto do mercado, com o melhor custo-benefício se a sua campanha de marketing estiver fora do alcance do cliente. Profissionais do ramo jurídico ou financeiro, por exemplo, não baseiam sua comunicação em mensagens com tom coloquial ou sem embasamento de dados, por isso, fundamentam sua comunicação em dados oficiais e com conteúdo mais elaborado como os e-books. Ao contrário da categoria teen que busca um envolvimento mais instantâneo e interativo como as publicações em redes sociais com frases curtas e grande apelo às imagens. Saber onde seu público está e de que maneira ele se comunica são posturas habituais de toda marca de sucesso.

3 – Desenvolver um canal corporativo: Produzir material informativo direcionado ao seu cliente é uma ótima estratégia de aproximação e de marketing digital. Com a criação de uma ferramenta de comunicação corporativa é possível divulgar a missão, visão e valores da empresa e, consequentemente, propagar a personalidade da marca e facilitar o processo de identificação com o público desejado.

Branding, Brand Equity e Lucratividade

As ações de branding e brand equity visam gerar maior valor à marca, aumentar percentuais financeiros e de vendas. O brand equity é o objetivo final do branding – ele representa o poder de influência conquistado no mercado, ou seja, refere-se ao valor que foi agregado a uma marca, produto ou serviço.

São estratégias que buscam envolver o consumidor, tornar sua jornada de de compra em uma experiência única – que ultrapasse a margem comercial e crie uma aura afetiva. O foco é tornar a imagem da marca positiva e torná-la a primeira opção no momento da decisão de compra.

Com a fidelização dos clientes, o passo seguinte é atingir uma maior lucratividade e ter participação mais ativa no mercado.

FIQUE POR DENTRO DE INFORMAÇÕES RELEVANTES SOBRE O MUNDO DO MARKETING

Leia também

Agência Limo - Persona

O que é Persona e qual é a sua importância?

Antes de entrarmos no assunto relacionado ao que é Persona, primeiramente é muito importante considerarmos algumas coisas a…Continue lendo
Agência Limo - Funil

O que é Jornada de Compra do Consumidor?

Manuais, estratégias, workshops e cursos online – o leque de opções que tem o objetivo de aprimorar as…Continue lendo
Agência Limo - Marcas

Importância da Marca x Mercado Consumidor

Ao abrirmos nossos olhos toda manhã já nos deparamos com alguma marca. Ao conferimos o horário quando acordamos,…Continue lendo
Agência Limo - Diferenciação

O que é Marketing de Diferenciação?

Para começar a falar do Marketing de Diferenciação é preciso começar pelo conceito de marketing. A respeito do…Continue lendo