TikTok: Sua empresa já está usando?

  • COMPARTILHE:

O TikTok é uma plataforma de produção e compartilhamento de vídeos de até 15 segundos. Hoje, o seu crescimento tem chamado a atenção de todos aqueles que usam as mídias digitais para fazer negócios.

Desde o ano passado (2019), a popularidade desse aplicativo tem se destacado dentre as principais redes sociais do momento, quando ele foi o app mais baixado na Apple Store (190 milhões de downloads) e o segundo mais baixado no Google Play (750 milhões de downloads).

Nos Estados Unidos, o aplicativo já chegou a superar o número de downloads do Instagram. E até março deste ano, de acordo com a SensorTower, o TikTok alcançou a marca de mais de 1 bilhão de usuários.

O formato dos vídeos no TikTok

Uma das principais características do TikTok é a forma como seu conteúdo é entregue para o usuário. Diferente do YouTube, por exemplo, onde é preciso clicar no vídeo para assisti-lo, no TikTok o usuário terá, obrigatoriamente, alguma interação mínima com o vídeo.

Isso se deve ao formato do aplicativo, que não permite que o usuário passe direto por cima do conteúdo; Dessa forma ele terá que assistir pelo menos algum trecho do vídeo.

Além disso, a interface do aplicativo permite que os vídeos sejam compartilhados rapidamente através do Instagram e WhatsApp. Para isso, basta clicar no ícone destas plataformas que estão continuamente na tela do aplicativo.

Definitivamente, esses dois fatores fazem do TikTok um recurso poderoso quando a intenção é aumentar o alcance das suas publicações ou gerar engajamento com seu público através de algum vídeo.

Compatível com o mundo corporativo?

É fácil notar que o TikTok tem crescido, e muito provavelmente continuará crescendo nos próximos anos. Também deve estar claro o potencial que a plataforma tem, mas a seguinte pergunta ainda pode estar pairando no ar: é possível usar o TikTok para divulgar sua empresa? É vantajoso? Será que dá certo?

Será que essa nova plataforma, criada com a finalidade de entretenimento, pode se tornar uma ferramenta útil de divulgação de uma empresa? A resposta é sim!

Como qualquer outra rede social, o TikTok também pode ser usado para fins de divulgação, contudo, a resposta completa dessa pergunta requer algumas ponderações.

Quem está usando?

Meninas mexendo no celular

A primeira ponderação é a respeito dos usuários do TikTok. Atualmente boa parte deles é adolescente ou jovem; e 41% dos usuários tem entre 16 e 24 anos.

Dessa forma, se pode dizer seguramente que boa parte do conteúdo dessa plataforma é criado e consumido por esse público. O qual tem características particulares de comunicação.

E isso, definitivamente, precisa ser levado em consideração, pois se o seu público alvo (ou Persona) estiver nessa faixa etária, o TikTok com certeza deve ser usado para divulgar sua marca.

Do mesmo modo, se a sua empresa tiver uma característica mais informal, a plataforma também poderá ser usada como uma nova ferramenta nas suas estratégias de marketing digital.

A minha empresa pode usar o TikTOk?


Antes de mais nada, é certo dizer que nem todas as empresas tem um público alvo que se encaixe nessa faixa etária. Mas será que isso significa que o TikTok não é adequado para elas?

Nem todos se lembram, mas outras redes sociais como Instagram e Facebook, quando foram criadas, também eram utilizadas, principalmente, por um público jovem. Contudo, isso não impediu que hoje elas se tornassem importantes ferramentas de divulgação para qualquer empresa.

Além disso, no processo de crescimento de uma rede social, é comum que haja, com o passar do tempo, uma variedade cada vez maior no perfil dos seus usuários. Por isso, você não deve ficar desencorajado em usar o TikTok caso seu cliente não esteja nesse grupo.

As empresas estão usando o TikTok?


Outra ponderação que pode ser feita é a seguinte: o TikTok já está sendo usado por empresas como instrumento de divulgação? A resposta é sim, o TikTok já está sendo usado nos mais diversos segmentos.

Desde clubes de futebol como Barcelona (4,5 milhões de seguidores) e Real Madrid (3,2 milhões), onde os clubes publicam vídeos curtos dos bastidores cotidianos.

Nos Estados Unidos, tradicionais empresas do ramo de alimentos, como o Starbucks, e a rede de restaurantes, Chipotle Mexican Food tem tido grande destaque na plataforma, principalmente através do uso de influencers, que levam seu público à interagir com as marcas;

Mas, não é apenas no exterior que essa ferramente está sendo usada pelas empresas. No Brasil algumas marcas muito conhecidas pelo público têm se aventurado a utilizar o TikTok e tem obtido exelentes resultados na divulgação de suas marcas. Dentre elas temos a Nestlé, Cacau Show, Amaro e outras.

O que publicar?

Mulher com dúvida

Até o momento tem se percebido que a atuação corporativa no TikTok é diferente das outras redes sociais. O conteúdo publicado deve respeitar as características da ferramenta, pois, caso isso não aconteça, provavelmente sua publicação não terá engajamento.

Além disso, como em qualquer outra rede social, é preciso saber que para produzir qualquer conteúdo relevante no TikTok é preciso que se tenha um profundo conhecimento do seu público, para publicar coisas que o atraia.

Atualmente, um dos pilares do sucesso do TikTok está diretamente relacionado com o conteúdo ali publicado. Tal conteúdo, quase sempre, é voltado para o entretenimento.

Logo, pode-se presumir que qualquer vídeo que sair dessa tendência terá pouca chance de gerar altos níveis de engajamento. Mas isso não significa que essa plataforma deve ser deixada de lado, é possível ir experimentando os recursos que ela oferece.

Enfim, concluímos que o TikTok teve um crescimento muito rápido e tem se atualizado constantemente. Se esse crescimento continuar no mesmo rumo, não demorará muito para que diversos segmentos do mundo corporativo passem a utilizar o TikTok para fazer negócios e tornar sua marca conhecida.

Isso significa que estamos diante de uma ferramenta poderosa que ainda está em fase de crescimento, e que em pouco tempo pode desbancar as outras redes sociais. Por isso, quanto mais cedo você aprender a usá-la, mais cedo os resultados virão.

FIQUE POR DENTRO DE INFORMAÇÕES RELEVANTES SOBRE O MUNDO DO MARKETING

Leia também

O Novo Caminho do consumidor foto

O Novo Caminho do Consumidor

A ORIGEM DO COMÉRCIO: O Caminho do Consumidor já passou por diversas mudanças ao longo da história, e…Continue lendo
Cenário com dominós.

Cenário Econômico: Tendências e mudanças.

O cenário econômico e inúmeras atividades cotidianas foram profundamente impactadas pela pandemia. Assim, atividades cotidianas que antes eram…Continue lendo
Agência Limo - Persona

O que é Persona e qual é a sua importância?

Antes de entrarmos no assunto relacionado ao que é Persona, primeiramente é muito importante considerarmos algumas coisas a…Continue lendo
Você sabe o que é Branding?

Branding: O que é e a sua importância?

O termo “Branding” faz parte do dicionário habitual da área de marketing. A palavra de origem inglesa faz…Continue lendo