SOCIAL LISTENING: TUDO O QUE VOCÊ PRECISA FAZER

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SOCIAL LISTENING

Por que Social Listening é importante? Você precisa usar? Responderei essa pergunta ao longo do texto.

Vou começar falando de uma situação hipotética: você tem uma empresa e começou a usar redes sociais, publica conteúdo ali, fazendo um grande esforço para manter essas duas atividades. Mas ao longo do tempo começa a ter impressão que tudo que faz ali é pouco proveitoso. Assim, gradualmente, você começa a desacreditar na eficácia das redes sociais e achar que elas não se aplicam a seu negócio. 

Então, surge uma importante questão: são as redes sociais que não servem para seu negócio ou você que não sabe usá-las, aproveitando todo o seu potencial? 

Não preciso gastar linhas e linhas falando da audiência que as redes sociais possuem. Tenho certeza que você já sabe disso. O que presumo que você não saiba, ou talvez não conheça tão bem, são todas as possibilidades que as redes sociais oferecem para sua marca. Estou me referindo ao Social Listening (Escuta Social)

Agora, o que é Social Listening?

Social Listening é uma estratégia utilizada para que você se mantenha informado do que está acontecendo relacionado a sua marca na internet; assim, você localiza, analisa e responde o que é falado a respeito de sua marca nas redes sociais

Dessa forma, você pode saber exatamente o que estão falando e quem está falando. Assim, você consegue usar as redes sociais para construir uma relação mais humana com o seu público, sabendo exatamente o que ele está pensando sobre sua marca.

Vamos voltar para aquele ponto inicial, onde você tem redes sociais, um conteúdo de qualidade mas não obtém resultados. Possivelmente, uma das causas é que você não faz Social Listening, consequentemente, você não possui nenhuma interação com sua audiência e não sabe o que eles estão pensando sobre sua marca. 

Entretanto, você pode dizer: “Não acredito que isso seja um fator importante!”. Contudo, de acordo com a Hubspot, 48% dos consumidores optam por realizar uma compra quando a marca responde nas redes sociais, pois essa atenção dá o conforto necessário para o consumidor. 

São inúmeras as vantagens de se fazer Social Listening, listei aqui algumas: 

1. Medição da Performance dos canais online 

Ao utilizar o Social Listening você consegue medir, por exemplo, o alcance de uma determinada postagem, sendo possível compreender que tipo de conteúdo traz engajamento para sua audiência. 

Uma atenção a esse detalhe faz com que você deixe de insistir em conteúdos que não trazem engajamento, e passe a investir em conteúdos de acordo com o interesse de sua buyer persona.

2. Gerenciamento da reputação da sua marca

Consequentemente,  você conseguirá ter uma dimensão do que estão falando de sua marca e de seus produtos nas redes sociais, sabendo quais são os seus pontos fortes e o que sua audiência não gosta. 

3. Ajuda você a conhecer seus maiores fãs 

Uma das bases do Marketing Inbound, é que a sua própria audiência, não apenas consuma sua marca, mas passe a divulgá-la e defendê-la. O Social Listening fornecerá a possibilidade de identificar quem são as pessoas que admiram tanto sua marca, a ponto de divulgá-la, assim, você poderá aprofundar seu relacionamento com elas.  

4. Ajuda você a encontrar mais leads

Outra grande vantagem do Social Listening é que através de um maior envolvimento com seus fãs, haverá  um aumento no número de leads. À medida que você aumentar o engajamento de sua marca, a consequência direta será que sua marca será mais difundida e mais leads entrarão em contato.  

 5. Melhora as práticas na empresa 

O Social Listening também causará mudanças positivas dentro da sua empresa. Toda sua equipe ficará atenta ao que é postado e isso irá unificar as atividades, pois todos estarão igualmente conscientes da responsabilidade da empresa de construir e manter um bom relacionamento com sua audiência.

Como fazer? 

Entretanto, a questão a ser analisada é: COMO FAZER SOCIAL LISTENING? 

Isso pode ser resumido em três palavras: Localizar, Responder e Analisar.

1. Localizar 

 Você precisa localizar tudo que é postado sobre sua marca, tudo o que é comentado. Para isso, é de bom tom que alguém na sua equipe fique responsável para localizar essas menções. Existem algumas plataformas que facilitam essa localização: 

  • Google Alerts 
  • TweetDeck 
  • Hashtagify
  • Socialmention*

Através dessas plataformas você conseguirá localizar rapidamente tudo o que está sendo dito sobre sua marca.

2. Responder 

Por mais básico que pareça, responder os fãs é um dos pilares mais importantes do Social Listening. Existem duas questões que devem ser observadas: quando responder e o que responder. 

É fundamental responder sua audiência o quanto antes, ela não pode ficar muito tempo esperando. Então quanto antes você responder, maior é a chance daquela pessoa avançar no seu funil de vendas. 

O que responder? Definitivamente, a melhor solução é responder a todos de forma personalizada. As pessoas gostam de se comunicar com outras pessoas, por isso uma resposta personalizada irá ajudar a humanizar o contato.

Portanto, não é aconselhável utilizar respostas padrão com aqueles que interagem com sua marca. Isso não produz engajamento.

3. Análisar

O Social Listening fornece acesso a muitos dados. Mas você não conseguirá aproveitá-los se não analisa-los com cuidado. Por exemplo, ao ver as estatísticas de uma determinada postagem, você precisará responder perguntas como: Por que esse número de comentários? Por que esse número de likes? Assim, você poderá chegar a algumas conclusões sobre quais postagens trazem mais engajamentos.   

Além disso, através de uma análise dos comentários nas redes sociais, você poderá pensar num cronograma de postagens ainda mais assertivo. Visto que muitos de seus seguidores podem, até mesmo, dar sugestões de conteúdo para você postar.

Dessa forma, você pode começar a aplicar o Social Listening em sua empresa e ver ela começar a gerar resultados relevantes.

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