Quer comer um brigadeiro?

  • COMPARTILHE:
Quer comer um brigadeiro?

Quer comer um brigadeiro?

Certamente ao ler essa frase veio a sua mente, em um milésimo de segundo, uma imagem de uma bolinha de leite condensado, manteiga e chocolate granulado envolta num papel de festa de aniversário.

Acabei de aguçar sua imaginação, e quem sabe suas papilas gustativas, falando apenas um nome. Incrível, não é mesmo? Consegui citar uma palavra e fazer com que uma imagem viesse a sua mente. Essa ação e reação não é algo automático, precisa ser construída ao longo do tempo.

Sabe o que é mais interessante? Que normalmente esse fenômeno é coletivo. Ou seja, quanto maior for o número de pessoas, mais eficaz será esse fenômeno.

Foi isso que aconteceu com a palavra brigadeiro.

Mas você sabe por que o nome brigadeiro se popularizou tanto, a ponto de se tornar extremamente conhecido no Brasil?

Essa história é mais inusitada e instrutiva do que parece.

História do Brigadeiro

Ano de 1946, Rio de Janeiro. O Brigadeiro Eduardo Gomes era candidato a presidente do Brasil e para isso organizava várias festas para seus correligionários.

Uma de suas apoiadoras, Heloísa Nabuco de Oliveira, criou um doce que era servido nessas festas.

De festa em festa o doce se popularizou tanto, que era comum ouvir: “vamos comer o docinho do Brigadeiro”. No imaginário daquelas pessoas, ouvir o nome do Brigadeiro Eduardo Gomes fazia com que em menos de um milésimo de segundo as pessoas se lembrassem do docinho que era servido nas festas.

O tempo passou, e o Brigadeiro Eduardo Gomes não ganhou aquela eleição. Mas aquela associação entre seu nome e o docinho permaneceu para aquelas pessoas e atravessou o tempo chegando até os nossos dias.

Assim, todos pensamos na mesma coisa quando ouvimos a palavra brigadeiro.

Conectando as ideias

Essa incrível capacidade que temos de associar uma palavra a ima imagem em um milésimo de segundo é potencializada quando um grupo grande de pessoas pensa da mesma forma.

Na década de 40 a única forma disso acontecer era através do boca a boca. Hoje a principal forma disso acontecer é através das redes sociais.

Agora, você já imaginou se isso acontecer com sua marca? Você falar um nome relacionado a algum serviço tipo de serviço e as pessoas, em um milésimo de segundo, lembrarem da sua marca? Isto não seria incrível?

Entretanto, para isso dar certo existe um longo caminho a ser percorrido. Sua marca precisa se tornar conhecida por um considerável grupo de pessoas e se destacar nos serviços oferecidos.

Chamamos isso de Branding: gerenciamento da reputação de uma marca. Ou seja, fazer com que as pessoas conheçam sua marca, se lembrem dela quando pensarem em algum serviço, e o mais importante: CONVERSEM COM OUTRAS PESSOAS SOBRE ELA (assim como aconteceu com o brigadeiro).

Fazer com que as pessoas associem, em um milésimo de segundo, sua marca ao serviço que ela executa é a nossa especialidade.

Quer saber como fazemos isso? Entre em contato e vamos marcar uma reunião.

Leia também

O Novo Caminho do consumidor foto

O Novo Caminho do Consumidor

A ORIGEM DO COMÉRCIO: O Caminho do Consumidor já passou por diversas mudanças ao longo da história, e…Continue lendo

SOCIAL LISTENING: TUDO O QUE VOCÊ PRECISA FAZER

Por que Social Listening é importante? Você precisa usar? Responderei essa pergunta ao longo do texto. Vou começar…Continue lendo
Crise de 1929

Crise de 1929: A História que todos deveriam conhecer

Crise de 1929: o ano em que a melhor economia do mundo, os Estados Unidos, enfrentou sua pior…Continue lendo
Mercado Imobiliário

Mudanças no Mercado Imobiliário

“MUDANÇAS NO MERCADO IMOBILIÁRIO”. Talvez pelo título do texto você pense que ele deve ser lido somente por…Continue lendo