Quer comer um brigadeiro?

  • COMPARTILHE:
Quer comer um brigadeiro?

Quer comer um brigadeiro?

Certamente ao ler essa frase veio a sua mente, em um milésimo de segundo, uma imagem de uma bolinha de leite condensado, manteiga e chocolate granulado envolta num papel de festa de aniversário.

Acabei de aguçar sua imaginação, e quem sabe suas papilas gustativas, falando apenas um nome. Incrível, não é mesmo? Consegui citar uma palavra e fazer com que uma imagem viesse a sua mente. Essa ação e reação não é algo automático, precisa ser construída ao longo do tempo.

Sabe o que é mais interessante? Que normalmente esse fenômeno é coletivo. Ou seja, quanto maior for o número de pessoas, mais eficaz será esse fenômeno.

Foi isso que aconteceu com a palavra brigadeiro.

Mas você sabe por que o nome brigadeiro se popularizou tanto, a ponto de se tornar extremamente conhecido no Brasil?

Essa história é mais inusitada e instrutiva do que parece.

História do Brigadeiro

Ano de 1946, Rio de Janeiro. O Brigadeiro Eduardo Gomes era candidato a presidente do Brasil e para isso organizava várias festas para seus correligionários.

Uma de suas apoiadoras, Heloísa Nabuco de Oliveira, criou um doce que era servido nessas festas.

De festa em festa o doce se popularizou tanto, que era comum ouvir: “vamos comer o docinho do Brigadeiro”. No imaginário daquelas pessoas, ouvir o nome do Brigadeiro Eduardo Gomes fazia com que em menos de um milésimo de segundo as pessoas se lembrassem do docinho que era servido nas festas.

O tempo passou, e o Brigadeiro Eduardo Gomes não ganhou aquela eleição. Mas aquela associação entre seu nome e o docinho permaneceu para aquelas pessoas e atravessou o tempo chegando até os nossos dias.

Assim, todos pensamos na mesma coisa quando ouvimos a palavra brigadeiro.

Conectando as ideias

Essa incrível capacidade que temos de associar uma palavra a ima imagem em um milésimo de segundo é potencializada quando um grupo grande de pessoas pensa da mesma forma.

Na década de 40 a única forma disso acontecer era através do boca a boca. Hoje a principal forma disso acontecer é através das redes sociais.

Agora, você já imaginou se isso acontecer com sua marca? Você falar um nome relacionado a algum serviço tipo de serviço e as pessoas, em um milésimo de segundo, lembrarem da sua marca? Isto não seria incrível?

Entretanto, para isso dar certo existe um longo caminho a ser percorrido. Sua marca precisa se tornar conhecida por um considerável grupo de pessoas e se destacar nos serviços oferecidos.

Chamamos isso de Branding: gerenciamento da reputação de uma marca. Ou seja, fazer com que as pessoas conheçam sua marca, se lembrem dela quando pensarem em algum serviço, e o mais importante: CONVERSEM COM OUTRAS PESSOAS SOBRE ELA (assim como aconteceu com o brigadeiro).

Fazer com que as pessoas associem, em um milésimo de segundo, sua marca ao serviço que ela executa é a nossa especialidade.

Quer saber como fazemos isso? Entre em contato e vamos marcar uma reunião.

Leia também

O Novo Caminho do consumidor foto

O Novo Caminho do Consumidor

A ORIGEM DO COMÉRCIO: O Caminho do Consumidor já passou por diversas mudanças ao longo da história, e…Continue lendo

A evolução do Marketing

A evolução do Marketing nos últimos anos: Primeiramente, é importante sempre lembrarmos que nada é para sempre, e…Continue lendo

História de Grandes Marcas: História da Nike. Episódio II

A Nike foi fundada em 1971 por Phil Knight e Bill Bowerman na cidade de Oregon, nos Estados…Continue lendo
De médico e publicitário todo mundo tem um pouco

De médico e publicitário todo mundo tem um pouco

Imagine a seguinte situação: você entra numa sala e fala para um grupo de pessoas que está com…Continue lendo
LEGO

História de Grandes Marcas: Lego

Todos conhecem alguma empresa de brinquedo bem-sucedida. São várias as marcas que têm se perpetuado como referência no…Continue lendo