O que é Marketing de Diferenciação?

  • COMPARTILHE:

Para começar a falar do Marketing de Diferenciação é preciso começar pelo conceito de marketing. A respeito do qual podemos dizer que é uma estratégia empresarial utilizada para apresentar produtos e serviços; otimizar lucros e marcas; atender às necessidades e preferências dos consumidores.

Envolve setores distintos em seu projeto de desenvolvimento, tais como: estatística, pesquisa de mercado, campanhas publicitárias, design, atendimentos, pós-venda, entre outros.

Junto às estratégias de marketing, hoje as empresas têm adotado estratégias de diferenciação, que é a capacidade de se destacar perante os concorrentes. Essa diferenciação pode surgir do segmento de mercado escolhido para atuação comercial, seu posicionamento e também da execução do seu Mix de Marketing (Produto, Preço, Praça e Promoção).

Após a união do conceito de marketing com estratégias de diferenciação se obteve o Marketing de Diferenciação, que é uma estratégia de divulgação que busca de deixar uma marca na frente da concorrência e torná-la reconhecida no mercado

A meta é agregar valor à marca e conquistar a preferência do público-alvo, mesmo que o preço do produto/serviço oferecido seja maior que o da concorrência.

Como implementar o Marketing de Diferenciação na minha empresa – que estratégias devem ser utilizadas?

Você já parou para pensar por que comprar o produto de determinada marca em toda ida ao mercado? O que você leva em consideração na hora de optar por um produto diante de inúmeras opções?

É nesse cenário que surge o Marketing de Diferenciação: ele desenvolve diversas estratégias de divulgação para tornar sua empresa referência e ser a alternativa escolhida pelo consumidor na decisão de compra.

Quando uma empresa procurar desenvolver estratégias de diferenciação ela busca ser a referência no seu mercado de atuação.

Exemplos de estratégias no Marketing de Diferenciação

Segmentação

Escolher um público, ou Persona, específica para direcionar seus produtos é uma decisão racional e viável economicamente. Ao segmentar seu público seu trabalho de divulgação ficará focado em um público potencial –com grandes chances de retorno e vendas concretizadas.

A segmentação permite uma divulgação diferenciada, o discurso pode ser personalizado e mais próximo do possível cliente. Segmentar é determinar seu público e agrupá-lo de acordo com suas características. Assim, seu planejamento de promoção, desenvolvimento de produto e definição do tom do discurso adotado será mais assertivo.

Os filtros mais comuns para diferenciação são por idade, gênero, comportamento, classe social, localidade, escolaridade, entre outros.

Exemplo de diferenciação: A empresa sul-coreana Samsung, que resolveu direcionar suas forças no desenvolvimento de smartphones mais acessíveis, deixando o posto de aparelhos ultra modernos e sofisticados para a também gigante Apple.

Posicionamento de mercado

É no posicionamento de mercado que a empresa mostra que é diferente da concorrência. Nesse etapa que a empresa mostra o seu valor, autenticidade e o diferencial de sua oferta. Para adotar um posicionamento eficaz é necessário investir em pesquisas comportamentais e de mercado.

O posicionamento irá definir a imagem que a marca terá diante do público. É o momento de expor a cultura, missão e valores do empreendimento. É com um posicionamento marcante que a empresa consegue ser lembrada pelo consumidor.

Exemplo de posicionamento de mercado: A rede de cosméticos Body Shop, com forte identidade ecológica em sua linha de produtos e cultura organizacional e também a empresa de energéticos Red Bull-com um belíssimo estudo do perfil de seus clientes, a marca investiu em linguagem coloquial e no patrocínio de variados esportes radicais para aumentar seu poder de influência perante seu público-alvo.

Marketing de Conteúdo

É uma estratégia abrangente que permite ao público conhecer a empresa em todos os seus pormenores e peculiaridades, facilita o processo de consolidação da marca e oferece meios para a empresa tornar-se referência no momento de decisão de compra do cliente.

Especificamente, traz outras vantagens, como: fidelização de clientes; torna a empresa presente na esfera online; permite a captação de leads e baixo custo para angariar novos clientes.

Provavelmente, o maior benefício que o Marketing de Conteúdo traz são as inúmeras possibilidades de divulgação (blogposts, redes sociais, ebooks, canais corporativos, infográficos, etc).

Exemplo de marketing de diferenciação: A Nike Brasil que apresenta como principal elo com seu público as redes sociais. A marca possui canais no Youtube, páginas no Facebook e perfis no Twitter e Instagram –cada plataforma com uma linguagem específica para aumentar a conexão com seu cliente.

Pós-venda

É uma etapa, erroneamente, esquecida por algumas empresas. O processo de fidelização e encantamento de clientes não termina com a conclusão da venda, uma empresa diferenciada investe em bons canais de pós-venda (atendimento presencial, telefônico, chats online).

O pós-venda não deixa de ser uma estratégia econômica, já que é muito mais barato para a empresa manter um cliente do que investir na conquista de um novo. Além disso, um cliente satisfeito é fiel à marca.

Não são necessários investimentos astronômicos. Oferecer um serviço de suporte e que permita fácil acesso do cliente com a empresa após a compra, o envio de e-mail de agradecimento, enviar bilhetes personalizados junto com o produto adquirido pelo cliente são pequenas ações que podem trazer resultados significativos a curto e longo prazo.

Exemplo de pós-venda: A Nubank, empresa que atua no segmento de serviços financeiros, oferece um atendimento ao cliente ágil e personalizado. O atendimento é realizado via chat online e atende quase que instantaneamente as solicitações de seus usuários.

Apple: um case de sucesso que virou estilo

A empresa de equipamentos eletrônicos e softwares fundada por Steve Jobs e Steve Wozniak não possui somente consumidores, possui uma legião de fiéis. É um belíssimo exemplo de case de sucesso adepto da estratégia de diferenciação.

Já é regra em cada lançamento da marca, publicações e comentários tomarem conta da esfera online e do boca a boca popular.

O posicionamento adotado pela empresa foi oferecer ao público um produto de alto padrão e alto custo. A linha de produtos desenvolvida pela marca tem elevado custo no mercado, mas é sinônimo de inovação, modernidade e qualidade.

Além do preço cobrado por seus produtos, outra característica peculiar é a incompatibilidade de alguns de seus programas. O que torna a experiência de possuir um Apple cada vez mais única.

FIQUE POR DENTRO DE INFORMAÇÕES RELEVANTES SOBRE O MUNDO DO MARKETING

Leia também

O Novo Caminho do consumidor foto

O Novo Caminho do Consumidor

A ORIGEM DO COMÉRCIO: O Caminho do Consumidor já passou por diversas mudanças ao longo da história, e…Continue lendo

SOCIAL LISTENING: TUDO O QUE VOCÊ PRECISA FAZER

Por que Social Listening é importante? Você precisa usar? Responderei essa pergunta ao longo do texto. Vou começar…Continue lendo
Crise de 1929

Crise de 1929: A História que todos deveriam conhecer

Crise de 1929: o ano em que a melhor economia do mundo, os Estados Unidos, enfrentou sua pior…Continue lendo
Mercado Imobiliário

Mudanças no Mercado Imobiliário

“MUDANÇAS NO MERCADO IMOBILIÁRIO”. Talvez pelo título do texto você pense que ele deve ser lido somente por…Continue lendo