Importância da Marca x Mercado Consumidor

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Ao abrirmos nossos olhos toda manhã já nos deparamos com alguma marca. Ao conferimos o horário quando acordamos, possivelmente, já teremos acesso a primeira marca – presente no relógio despertador ou celular. Ligando o chuveiro, escovando os dentes, fazendo uma pausa para o café da manhã, as marcas estão presentes em cada momento do nosso cotidiano.

As transações comerciais passaram por mudanças significativas nas últimas décadas. Os acordos que visam a oferta e pagamento de um bem ou objeto saíram da esfera física e passaram a ser feitos, até mesmo, de forma intercontinental.

É cada vez mais comum a compra de um objeto que vem do outro lado do mundo. Não apenas pequenos utensílios de uso pessoal são alvos dessa modalidade de compra, grandes empresários também investem em tecnologia e maquinário de produção vindo do exterior – especialmente da Ásia.

É uma infinidade de nomes e slogans que tenta ajustar-se ao gosto e ao bolso do consumidor.

Apresentar uma marca forte não é mais estratégia de marketing e sim questão de sobrevivência para se destacar no mercado altamente competitivo.

Como uma marca é construída: Etapas do processo de criação

Definição do negócio: a empresa deve deixar explícito qual é o seu posicionamento e nicho de mercado atuante. Seu produto ou serviço também tem que ser apresentado de forma direta ao consumidor.

Posicionamento empresarial: é o lugar que a empresa ocupa perante o mercado e a sociedade. Está relacionado, diretamente, ao planejamento de marketing . Para um bom posicionamento, o processo de escolha do consumidor deve ser avaliado, levando em consideração a necessidade de investir em um bom relacionamento e avaliar opiniões que possam influenciar a percepção do público.

Proposta de valor: qual o benefício que o cliente terá ao comprar e consumir o produto de determinada marca.

Fatos que contribuem para a criação de uma marca valiosa:

Criar um nome com forte identidade visual

Um exemplo indiscutível de marca com referência de mercado é a Coca-Cola. Independente do idioma, apenas ao visualizar as cores vermelho e branco já sabemos que é o logotipo da marca de refrigerantes.

Transmitir confiança

Aposta adotada pela Harley-Davidson, que não só utiliza componentes confiáveis em suas peças, como também trabalha com a confiança(autoestima) do consumidor. Quem adquire uma moto da Harley-Davidson sente-se diferenciado e acolhido a um seleto grupo de motoqueiros. Encontra sua identidade.

Possuir qualidade em seus produtos

É uma estratégia para a marca ser reconhecida pelos seus componentes e serviços de alto padrão. Como exemplo podemos citar a Apple que conta com uma legião de fãs que esperam a cada ano pelas novas criações da marca sem se importar, diretamente, com o valor final dos produtos.

Investir em inovação

inovar tanto na elaboração de novos produtos, como também reinventar produtos que já são sucesso no mercado. Um bom exemplo é o processo de desenvolvimento adotado pela marca Lego: mantém o mesmo produto há gerações, mas aposta em parcerias de sucesso para aumentar seu público –o investimento mais recente foi apostar em parcerias cinematográficas (filmes da Marvel).

Possuir profissionais com qualificação técnica para desenvolver o modelo de produto mais eficaz

É o caso da Bosch, multinacional alemã que investe cifras significativas no aprendizado e aprimoramento de seus colaboradores.

Construir uma identidade com missão e valores baseados em Responsabilidade Social

Posição adotada pela empresa Natura que desde sua criação, em 1969, aposta na criação e descarte sustentável de seus produtos.

As marcas mais valiosas

De acordo com publicação divulgada pelo site InfoMoney, o ranking mais recente das marcas mais valiosas do mundo não trouxe novidades. As primeiras posições são velhas conhecidas do público: Amazon (US$ 221 bilhões), Google (US$ 160 bilhões) e a Apple (US$ 141 bilhões)

A Amazon foi eleita pelo terceiro ano consecutivo a marca mais valiosa do mundo. Esse domínio mundial é justificado pelo alto investimento em tecnologia (especialmente em computação em nuvem), serviços de Streaming e de varejo.

Variação da linha de produtos é uma estratégia utilizada por grandes marcas. Grandes conglomerados usam o poder de influência e trabalham em diferentes vertentes. Fato que traz mais notoriedade e, na maioria dos casos, aumenta o valor da marca e índices de venda.

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